Se existe uma coisa que me inspira nessa vida são pessoas que consegue nos tirar do lugar comum, nos afloram olhar além do óbvio e nos apresentam um novo e rico universo. Gosto demais de tudo que me faça voltar no tempo mostrando ares interessantes. Existem diversas formas e lugares que conseguimos captar essas essências, mas uma que me deixa encantada é a fotografia, ela muitas vezes nos revela o que nossos olhos não estão acostumados a ver, e que algumas pessoas especiais e com um olhar diferenciado e único conseguem revelar para gente.

4

Foi quase como “sem querer” que descobri esse artista que me deixou completamente apaixonada por suas fotos, é impossível não ficar, e foi assim que resolvi saber um pouco mais sobre ele e trazer aqui para a coluna retrô desse mês. Apresento a vocês – Reinfried Marass.

3

Reinfried Marass é fotógrafo profissional  e artista automotivo, austríaco,  nascido em 1960 em Viena. Após sua formatura em engenharia mecânica aos 18 anos, viajou ao Egito e Sudão de onde trouxe a inspiração para se tornar fotógrafo. Sua carreira anterior como engenheiro sempre o manteve em contato com os carros clássicos e exóticos o que o tornou especialista em fotografias automotivas.

2

Reinfried tem paixão por carros e mulheres, e é fotografando os dois juntos que se originou esse trabalho lindo de viver e de ver. Ele usa modelos femininos por gostar da contradição do corpo feminino com a concepção mais técnica da maioria dos veículos. Ou apenas para adicionar algum estilo, moda, beleza ou simplesmente um toque de sensualidade. Ou apenas para “conduzir o espectador de volta no tempo”.

8

Tecnicamente falando, seu trabalho se destaca pela valorização do estético, que é brilhante, por isso são fotos para entrar para história, não é um trabalho datado ou da moda, é consistente. Modismos são fugazes e suas fotos são simplesmente requintadas. Existem fotógrafos, que mesmo sem muita técnica, conhecimento ou reconhecimento, conseguem fazer de um clique um parágrafo inteiro. E Marass é um desses.

7

Agora para mim uma mera leiga apreciadora de fotografias, só consigo enxergar sensibilidade, leveza, uma forma delicada e extremamente elegante de valorizar a beleza da mulher.  E um dos detalhes que fazem meus olhos brilharem é que muitas de suas fotos são em preto e branco, dando um toque mais que mágico. Vendo as fotos acho que dá pra entender. Vontade de poder participar de um ensaio assim e ter uma dessas fotos pra mim não faltam. De verdade, foi amor à primeira vista.

9

 

 

Até mais**

 

Marcella Gago
Portal AutoClassic
Rio de Janeiro – Brasil