Minifábrica de sonhos

Empresa curitibana cria “linha de montagem” para restaurar carros clássicos e muscle cars. Estrutura desobriga o cliente a percorrer diferentes oficinas para recuperar a originalidade do veículo

 

A restauração de um carro antigo geralmente exige do proprietário visitas a diferentes tipos de oficinas até que o veículo recupere complemente a originalidade. Serviços que englobam mecânica, elétrica, funilaria, pintura e estofaria. Muitas vezes, isso acaba consumido mais de um ano de trabalho e uma boa dose de paciência do cliente. 

 Sem contar o tempo que a pessoa leva para encontrar o modelo desejado – alguns, de tão raros, só estão disponíveis no mercado internacional.

 Para facilitar a vida dos adeptos do antigomobilismo, há oficinas que buscam unificar as fases de restauração em um mesmo espaço. A idéia é agilizar o processo e evitar aborrecimentos ao cliente. A Phoenix Studio, de Curitiba, é uma das pioneiras no Brasil nessa modalidade de atendimento. Lá, a pessoa chega com o carro dos seus sonhos e de 8 a 10 meses depois retorna para buscá-lo como se estivesse retirando um zero-quilômetro da concessionária.

 

 Se o interessado preferir, a empresa pode localizar o veículo pretendido. Boa parte dos modelos vem dos Estados Unidos. Segundo o proprietário da loja, Marcus Vinícius Conte, no mercado norte-americano existe “matéria-prima” em bom estado de conservação, tanto de lataria quanto de peças. “Recuperar a parte mecânica não é difícil, o problema é quando o bloco do motor está todo furado ou a carroceria inteira devorada pela corrosão”, observa. Por isso, a política atual da Phoenix é evitar veículos sucateados. De acordo com o empresário, o custo do serviço e de peças torna-se muito elevado. O trâmite de importação também fica sob responsabilidade da oficina. “Ao cliente cabe apenas indicar o modelo desejado e efetuar o pagamento”, enfatiza Conte. 

 Marcos Vinícius Conte

Carros especiais

A especialidade da Phoenix Studio é restaurar Muscle Cars – carros grandes com motores potentes – e clássicos da década de 30 a 50. No showroom da loja dividem espaço diferentes versões de Cadillac, Mustang, Corvette e Rolls-Royce, entre outros. Em dois anos e meio de atividade foram quase 80 veículos restaurados, dentre os quais relíquias premiadas em eventos nacionais de antigomobilismo, como no Encontro Paulista de Autos Antigos, em Águas de Lindóia (SP), considerado o mais importante do segmento. 

 Cadillac Eldorado Biarritz fabricado em 1959 da Phoenix Studio premiada no
Brazil Fiat Classic Show em Araxá 2008

Destaque para o Rolls-Royce Sport Roadster 1927, que pertenceu à família real inglesa, e o Cadillac Eldorado Biarritz 1959, conhecida no Brasil pelo apelido “Rabo de Peixe”, cuja produção foi de 1.328 unidades, sendo que duas passaram pela Phoenix Studio e uma terceira está a caminho. “Fizemos também o único Cadillac Biarritz 1958 do Brasil”, garante.

A empresa funciona como uma minilinha de montagem, com 45 funcionários. A área de oficina comporta 40 carros, mas atualmente atende 30. O empreendimento tornou-se também referência nacional em cromagem de peças e acessórios por empregar a tecnologia americana “Triple Plate Chrome” – tratamento a base de cromo puro, níquel e prata que oferece mais consistência e brilho à pintura. “Pára-choques, grades e frisos ficam como se saíssem da linha de montagem de uma fábrica, porém confeccionados de maneira artesanal”, orgulha-se. 

Customização

Apesar de focar no resgate da originalidade do carro, a oficina curitibana também aceita pedidos de customização e de importação de zero-quilômetro (saib mais). Conte diz que os projetos de transformação não têm sido radicais e preferencialmente envolvem modelos esportivos como Mustang, Camaro e Dodge. “Mudamos rodas, suspensão e pára-choques, além de detalhes internos, como volante, bancos e painel”, resume.

 

 Serviço Phoenix Studio – (41) 3362-7457. Mais informações no site da empresa(www.phoenixstudio.com.br).  

  Fotos de : Teresa Gago –  Equipe AutoClassic
Texto de: Renyere Trovão – Gazeta do Povo