O Museu da Bicicleta de Joinville, é o único do gênero em toda América do Sul.

Seu acervo composto por mais de 16 mil peças variadas, está localizado no Complexo Ferroviário de Joinville, bairro Atiradores, junto à Praça Monte Castelo, zona Sul da Cidade.

O MUBI é o resultado de uma exitosa parceria entre o Poder Público Municipal e a iniciativa privada, sob a gestão da Fundação Cultural de Joinville, gerenciadora da política cultural e museológica da cidade.

Joinville, conhecida como “A Cidade das Bicicletas”, por ocasião das comemorações de seus 150 anos, teve, por iniciativa do Instituto Joinville e do Prefeito, hoje Governador, Luiz Henrique da Silveira, a inauguração dos Museus da Bicicleta e da Industria, consagrando, desta forma, sua vocação como a “Cidade das Bicicletas”.

Desde sua inauguração, já passaram pelo museu mais de 60 mil pessoas de nacionalidade brasileira ou estrangeira.   O atendimento é feito através de ações de monitoria especializada (mediante solicitação), trabalho com escolas, agências, operadoras e grupos de turistas.

De sua variada coleção destacam-se: a vitrine de faróis composta por peças a partir do século XIX, a oficina de restauração onde acontecem as intervenções, além de diversas bicicletas tais como: Peugeot 1952 com aros de madeira, Durkopp 1934 equipada com eixo cardan (sem corrente), um Rickshaw indiano todo pintado à mão e uma Rivera 1956, projeto nacional, com suspensão sobre molas nas rodas dianteira e traseira, uma inovação tecnológica espetacular para o período.

 

No espaço de visitação, encontram-se inúmeras peças e objetos curiosos relativos à bicicleta, composições de arte, protótipos, etc. Todo material em exposição está devidamente identificado quanto a sua origem, estado de conservação e procedência.

 O MUBI é uma entidade cultural, sem finalidades lucrativas, em processo de regulamentação, e toda sua prestação de serviços é feita de forma gratuita.

Valter F. Bustos - Diretor do Museu da Bicicleta de Joinville

Valter F. Bustos – Diretor do Museu da Bicicleta de Joinville

 

Serviço de Atendimento

Atenção: Temporariamente, o Museu da Bicicleta estará fechado durante os finais de semana. Contamos com sua compreensão. O Museu da Bicicleta funciona de terça-feira a domingo (inclusive nos feriados), nos seguintes horários:

Manhã:
das 9 às 12 horas.
Tarde: das 14 às 17h30.

O MUBI está localizado na Estação de Cargas do complexo ferroviário de Joinville, à Praça Monte Castelo s/n°, bairro Anita Garibaldi. CEP 89202-000

Telefone:
(47) 455-0372
Endereço eletrônico: http://www.museudabicicleta.com.br
E-mail: museudabicicleta@terra.com.br

Mapa – Como chegar ao MuBI

Visitas Monitoradas

Turistas procedentes de outros Estados ou regiões.
O Museu da Bicicleta disponibiliza para turistas ou grupo de turistas, visitas monitoradas mediante pré agendamento, através de nosso telefone ; ou pelo email: museudabicicleta@terra.com.br. Contato: Valter F. Bustos.

 

Serviço Educativo (exclusivo para escolas)

Trabalhando com metodologia voltada para o público estudantil, o nosso Serviço Educativo está capacitado para atender aos estudantes de todos os níveis de ensino.
Para os alunos do primeiro grau do ensino básico, o MUBI disponibiliza uma série de palestras voltadas a temas específicos e atuais.

  • Bicicleta e a Legislação de Trânsito.
  • Bicicleta como Meio de Transporte Seguro.
  • Bicicleta Veículo Ecologicamente Correto.

Contato/reservas: Valter F. Bustos, (47) 3455-0372 – Internet: museudabicicleta@terra.com.br

Um forte abraço

Teresa Gago
Portal AutoClassic
Rio de Janeiro – Brasil