O museu Inaugurado em 2001, o Museu Lamborghini é um espaço que se destina a preservar as preciosidades da marca italiana que nasceu para desafiar a Ferrari.

 
Entrada do Museu Lamborghini

Construído depois que a marca de superesportivos foi adquirida pela Audi, o museu fica ao lado da fábrica, localizada na cidadezinha italiana, ou comune, como eles as chamam, de Sant’Agata Bolognese, na província de Bolonha, perto da mítica cidade de Modena, onde fica outra fabricante das mais famosas, a Ferrari.

 

No primeiro piso do museu pode-se encontrar exatamente o primeiro modelo que a empresa criou, o 350 GT. Fabricado de 1964 a 1966, esta berlinetta para duas pessoas (2+1, na verdade, mas o espaço para o terceiro passageiro era praticamente inexistente) teve apenas 135 unidades fabricadas. Outra jóia da coleção é o 400 GT 2+2, produzido de 1966 a 1968. Com um total de 250 unidades a deixar a fábrica, esse belo automóvel, também equipado por um motor V12, mas com 316 cv, conseguia chegar à velocidade máxima de 250 km/h.

 
Lamborghini 400 GT 2+2

No mesmo piso também se encontram outros automóveis que marcaram história, esses instaurando a tradição de usar os nomes de touros valorosos, conhecidos nas arenas de tourada por sua valentia. Na parte superior do Museo Lamborghini é ocupada pelos carros mais recentes da marca, como o GT2,  o Diablo 6.0 (um dos quais está até pendurado na parede), com seus protótipos, mockups e desenhos.

 
Lamborghini Diablo 6.0

 Nessa parte pode-se ver as versões GT, GTR e 6. 0 SE, todas já com o dedo da Audi, que resolveu de uma vez por todas os tais problemas de qualidade e confiabilidade que a marca enfrentava. Decorrência dos conhecidos perfeccionismo e disciplina germânica.


Lamborghini Murcielago & Gallardo Spyder

 Ali também estão guardados os veículos de Fórmula 1 que tiveram motores produzidos pela Casa do Touro, como o Lola Larousse de 1989, o Lotus de 1990 e a Minardi de 1993. Outras curiosidades são os motores náuticos da empresa, que, nas palavras dela própria, servem para mostrar que a Lamborghini consegue ser rápida também na água.  A entrada para o museu custa cerca de €10.

1989 Lola-Larrousse F1 

Veja em nossa galeria de fotos outras jóias expostas no Museu Lamborghini:

camera

Galeria de Fotos

 

Abaixo um video do Museu Lambroghini:

 

Fotos: Anamera Premium Portal –  Copyright: Bjoern Schmidt
 Fonte: Wikipedia entre outros