Prezados amigos, boa tarde!

Informamos que o noso evento, passa a ser designado, 3º Encontro de Veículos Militares do Forte de Copacabana, atendendo a resolução da ABPVM, no Encontro de Curitiba de 2009.
Em breve informaremos a empresa encarregada da organização do Encontro, para contatos referêntes à patrocínios e parcerías.

At.
Sérgio Capella.
RP-CVMARJ.
78741634.
92632364.

Conheça o evento através da cobertura de: Rafael Sayão -  Rota Aerea

 O Forte de Copacabana, terceiro ponto turistico mais visitado do Rio de Janeiro, foi palco do II Encontro Nacional de Veículos Militares. A fortaleza localizada no internacionalmente conhecido bairro da zona sul da cidade e que muitas vezes foi palco de momentos importantes de nossa história, abriu suas portas para aproximadamente 100 veículos militares que atraíram a atenção do público e se incorporaram à bela paisagem do local.

Entre os dias 27 e 30 de agosto de 2009, colecionadores e membros de grupos de veículos militares antigos de todo o Brasil se reuniram para, em clima de confraternização, celebrar o prazer de se restaurar e manter um veículo com mais de 30 anos de história.

Fotos: Rafael Sayão

O II ENVM foi organizado pelo CVMARJ, Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro, que não mediu esforços para realizar um evento agradável e acessível ao público em geral. Na quinta-feira (27), teve início à solenidade de abertura do evento. A filha do Marechal Levi Cardoso, falecido recentemente, foi homenageada, e fez um breve discurso de agradecimento. Discursaram ainda o Cel. Edson, Diretor do Forte de Copacabana, o Gal. Juarez, Diretor da DPHCEX e o Sr. Paulo Eurico, Vice Presidente do CVMARJ, todos ressaltando o caráter cívico e histórico do Encontro, fruto da parceria entre o Exército Brasileiro e a ABVMV - Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas Militares, que permitiu a criação do  Museu Vivo de Viaturas Militares Antigas de valor histórico do Rio de Janeiro, primeiro e único no mundo e que tem como um de seus pilares a apresentação de viaturas militares antigas preservadas do CVMARJ e do Exército, na área do Comando Militar do Leste.

 
Fotos; Rafael Sayão

O General Juarez, junto com alguns convidados, e o Sr. Paulo Eurico, fizeram a abertura solene do II Encontro Nacional de Veículos Militares. Depois da inauguração, foi feita uma visita aos estandes montados, onde todos puderam conhecer em detalhes as viaturas, equipamentos e materiais expostos.  Os convidados foram então direcionados ao Salão Nobre do Forte de Copacabana, onde uma vista maravilhosa, já anunciava que a noite seria ótima.

Os membros da ANVEFEB, receberam uma justa homenagem, com distribuição de placas e diplomas assim como foi reforçada a necessidade de ajuda à essa instituição tão importante para a história brasileira, que muitos desconhecem ou não querem lembrar e valorizar. Completando os vários discursos emocionados da noite, o Sr. Giovani Sula, italiano de nascimento e brasileiro de coração, falou sobre a ação da FEB e do carinho e respeito, que o povo italiano tem pelos brasileiros. Foram homenageados pelo governo italiano, o  Regimento Sampaio, representado pelo Ten. Cel. Nereu; o 1º Grupo de Caças, representado pelo Ten. Cel. Lorenzo e pelo Brig. Meira; e o Contingente do 6º Escalão da FEB – Grupo Caminho dos Heróis, representado por alguns participantes do projeto.


Fotos: Rafael Sayão

Encerrando a parte formal do dia, foi assinado um protocolo de intenções entre o CVMARJ, representado pelo Sr. Paulo Eurico e o MUSAL, representado pelo Brig. Bhering, com objetivo de buscar recursos para viabilizar a restauração de uma viatura militar histórica, modelo Dodge Comando pertencente ao MUSAL, e que foi utilizada na Segunda Guerra Mundial. Fechando a noite, um excelente coquetel foi servido aos presentes, em um clima de grande camaradagem e alegria, que se estendeu até às 22:00 horas.


Fotos: Rafael Sayão

A sexta-feira (28) foi um dos dias mais tranquilos do evento, com pouca visitação devido à rotina de trabalho da população, mas com muito trabalho por parte dos organizadores que caprichosamente organizavam os últimos detalhes e posicionavam as primeiras viaturas pelo belo Campo de Marte do Forte de Copacabana. Por falar em detalhe, na parte externa do evento foi montado um diorama, representando uma localidade da Itália durante a II Guerra Mundial, que tem como uma das principais peças, um Carro de Combate Sturat M3, além de diversas outras viaturas e muitos detalhes que chamam a atenção de qualquer visitante como granadas de mão alemãs, minas terrestres, caixas de munição, capacetes, lanternas e outras parafernalhas bélicas comuns em um “campo de batalha”.

Fotos: Rafael Sayão

Além de uma vasta área aberta, o evento contou com uma organizada tenda onde o visitante podia desfrutar de uma bela sombra na companhia de veículos militares antigos e contemporâneos e conhecer o trabalho de organizações como a Casa da FEB, a Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, a Associação de Veteranos da Brigada Para-quedista e a Associação de Veteranos do Regimento Sampaio.

Fotos: Rafael Sayão

O dia de sábado (29) amanheceu com um típico sol de final de semana carioca e o público lotou o espaço destinado ao II ENVM. As crianças eram as mais animadas e pulavam de jipe em jipe tirando fotos e sentindo as emoções de estarem no comando de veículos históricos. A forma com que as crianças se sentiram a vontade no evento é fruto de um belo trabalho dos organizadores que não se cansavam de colocar os veículos a disposição de qualquer criança que quisesse conhecê-lo mais de perto. Se o objetivo de um evento deste tipo é divulgar a preservação dos veículos e motivar a juventude a conservar a história militar brasileira, o II ENVM cumpriu com louvou seu papel.

Fotos: Rafael Sayão

Para quem pensa que o encontro estava limitado a apreciação de veículos militares, a programação do sábado mostra que o evento estava montado para intreter qualquer tipo de público visitante. Um ciclo de palestras foi montado e as 11:00 da manhã, o Cap.Osias, presidente do conselho da ANVFEB, falou sobre o tema  “A FAB na Segunda Guerra Mundial”. Na parte da tarde, o baterista do Paralamas do Sucesso e presidente do CVMARJ, João Barone, apresentou o tema “a minha Segunda Guerra”, onde fala do tema abordado por ele em seu livro recém-lançado. No domingo (30) o Sol continuou brilhando e muitos cariocas trocaram a tradicional praia por um evento cultural realizado em uma das mais belas paisagens do mundo. Os que estiveram presentes puderam apreciar o espetáculo apresentado pelas bandas militares do Corpo de Fuzileiros Navais e do Regimento Sampaio.

 

O Exército Brasileiro apresentou os novíssimos Chivunk e Marruá,além de dois blindados, VBTP Urutu e VBR Cascavel

O evento não ficou restrito aos veículos militares antigos. A Marinha do Brasil, representada pelo Corpo de Fuzileiros Navais, teve o prazer de apresentar ao público grande parte de suas viaturas. As crianças, mais uma vez, eram as mais animadas e podiam contar com os militares do CFN que com muita dedicação apresentavam cada detalhe das viaturas. Na área reservada aos fuzileiros, era possível visitar as viaturas blindadas SR 8×8 PIRANHA IIIC, utilizada na missão de paz no Haiti; CLAnf 7A1; SK105A2S;  M113 A1; além de exemplares dos não-blindados  UNIMOG 4X4, Land Rover 4×4 Defender e da popular Toyota 4 X 4. Um outro exemplar do CFN que chamou muita atenção foi “Jipanf”, uma viatura Jeep anfíbio  equipado com motor Ford GPA 42, que esta sendo restaurado pela CRESUMAR em parceria com o CVMARJ, mas uma iniciativa de sucesso da Marinha do Brasil, na preservação de sua história.

 

Fotos: Rafael Sayão

 O evento II ENVM foi um prato cheio para quem é apaixonado por veículos antigos e militaria. A estrutura montada pelo CVMARJ não deixou a desejar e ofereceu aos visitantes todo o conforto necessário para belos dias de lazer. Além de opções variadas de alimentação, uma tenda foi montada para garantir, literalmente, “sombra e água fresca” aos visitantes. Aqueles que optaram por voltar no tempo e reviver momentos históricos em Montese, contaram com duas estrelas de cinema no elenco: os jeeps Gisela de João Barone e Abigail do Adolfo.

 

Fotos: Rafael Sayão

Além dos jipes um outro veículo chamou muita atenção do público por sua raridade, tamanho e belíssimo estado de conservação, um trabalho realizado durante três anos pelo Cap. Nelson Machado, proprietário de um magnifico M3A1 Stuart Light. O veículo da década de 40, pesa aproximadamente 13 toneladas e possui três metralhadoras .30 Brownig USA e um canhão de 37mm. Esta raridade, batizada com Stuart em homenagem o Gal. Job Stuart, fez  alegria da criança que disputava com determinação a oportunidade de “dar um passeio” em cima da velha máquina.

Fotos: Renato Sayão

Com certeza o II Encontro Nacional de Veículos Militares cumpriu sua missão no Rio de Janeiro. Graças a um evento bem organizado e pensado de forma atender não só o público segmentado, mas ao público em geral, a população do Rio de Janeiro teve a oportunidade de curtir em família um excelente final de semana nas dependências do lendário Forte de Copacabana. Parabéns ao CVMARJ e a todos que dispuseram seus veículos por este belo encontro.

Agredecemos aos membros do CVMARJ: Sergio Capella, Adolfo Paiva, João Henrique e Paulo Eurico pela atenção e dedicação dispensada a nossa equipe durante todo o evento.

Escrito por Rafael Sayão / Fotos: Rafael Sayão
Rota Aérea: Aviação, defesa e estratégia

Sobre o Rota Aérea:

 

A marca Rota Aérea esta consolidada como uma das mais lidas e respeitadas do Brasil no segmento de defesa e o portal Rota Aérea registra média de 1,8 mil visitas únicas diárias registradas, o que totaliza aproximadamente mais de 54 mil leitores por mês acessando o conteúdo produzido por nossa competente equipe no Brasil e no exterior. No ano de 2009 registramos visitantes dos seguintes países no portal RA: Brasil, Estados Unidos, Portugal, Japão, França, Haiti, Angola, Canadá,  Grécia, Alemanha, Espanha, Rússia, Itália, Tailândia, Holanda, Uruguai, Taiwan, Ucrânia, Inglaterra, Argentina, Chile, Filipinas, Suíça, Singapura, México, Suécia, Índia e Holanda.

Integrada por jornalistas, fotógrafos e historiadores profissionais, a equipe RA apresenta a seus leitores ensaios exclusivos, orientações, artigos técnicos, entrevistas com as maiores personalidades dos setores de Defesa e Estratégia, galeria de fotos dinâmica, matérias exclusivas e notícias atualizadas minuto a minuto, tudo com extremo profissionalismo e transparência. No portal RA, além do vasto conteúdo jornalístico nosso leitor conta com a nossa moderna TV, toda produzida e vinculada em alta definição.

Nossa missão principal é fornecer gratuitamente conteúdo jornalístico de qualidade nas áreas de aeronáutica, defesa e estratégia para o público geral e segmentado seguindo os mais rigorosos conceitos de ética, transparência e pluralismo exigidos pela Lei de Imprensa Brasileira.

 

 

II ENVM –

Reportagem apresentando o CVMARJ –

Ação social organizada pelo RA, 21º GAC e CVMARJ na ocasião das devastadoras chuvas no RJ –